Por Que Se Faz Mau Uso Das Tecnologias Digitais Na Atualidade?

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O uso intensivo das tecnologias digitais pelo homem na atualidade é um fato. O problema é que nem sempre as tecnologias são bem utilizadas, servindo de ferramentas para o crime, para a banalidade, e, ainda, são fontes de comportamentos patológicos para uma parcela de seus usuários. Sabe-se que as tecnologias não são neutras, mas cabe aos seus usuários a decisão de usá-las e com qual objetivo.
Nesse cenário, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação (Gepied/CNPq), da Universidade Federal de Sergipe, vem discutindo essa temática no âmbito da linha de pesquisa "Tecnologias e Humanidade", motivado pela necessidade de compreender a problemática do mau uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) procurando manter-se afastado do posicionamento maniqueísta tecnófilo/tecnófobo, na relação das TDIC com a sociedade contemporânea.
O livro Por que se faz mau uso das tecnologias digitais na atualidade? é fruto de ciclos de estudos e discussões, com o objetivo de oferecer uma análise norteada pelo conceito de "esclarecimento" (aufklärung) postulado por Kant, por ser o filósofo que delimita a Modernidade no tocante à concepção de preceitos morais. Seu conceito de aufklärung oferece um princípio basilar sobre o comportamento do homem diante de situações que exigem seu posicionamento crítico e autônomo.
O leitor encontrará reflexões de cada autor, marcadas pelo traço da diversidade, resultante da heterogeneidade de formação acadêmica dos membros do Gepied.